Isso mesmo!!! A água limpa é o melhor instrumento de limpeza e conservação de suas canetas.
Em geral, os colecionadores são também usuários de canetas e gostam de, periodicamente, alternar o uso de suas preciosidades.
Toda vez que você for deixar de usar uma caneta por um período de tempo maior do que 7 a 10 dias, encha e esvazie a mesma repetidas vezes com água limpa, até que os resíduos de tinta sejam removidos.
Em seguida, coloque um pouco de papel absorvente no fundo de um copo seco e deixe a caneta com a pena em contato com o papel por 10 a 15 minutos. Esse procedimento retirará o excesso de água e a caneta poderá ser guardada até a próxima vez que você resolver usá-la. Da mesma forma, toda vez que você comprar uma nova peça que já tenha sido usada, mergulhe-a em um copo com água limpa e deixe ali por uma noite. A tinta seca amolecerá e em seguida proceda ao enchimento e esgotamento sucessivo até a água sair praticamente limpa.
Caso exista excesso de tinta seca e o processo se mostrar insuficiente, repita o procedimento adicionando 30 a 40% de amoníaco (vendido na farmácia) à água e deixe de molho por 2 a 3 horas. Em seguida, remova toda a solução e proceda ao enchimento e esvaziamento sucessivo com água limpa.
Seguindo esse processo de lavagem das canetas, os mecanismos de abastecimento serão preservados, evitando trocas de peças e borrachas por um bom período.
Vamos cuidar de nossos tesouros. Somente o colecionador sabe da dificuldade de se encontrar peças originais e as canetas podem ter sua vida bastante prolongada com este simples processo de manutenção.
cfpo |